Jolene: a pérola de Dolly Parton

"Jolene" é um clássico da loura Dolly Parton, a rainha do country (com seu cabelo de bolo de noiva), cuja letra até hoje desconcerta. 
"Hipersentimental, mas divertida", diz uma amiga cantora, americana, que faz reinterpretações (magníficas) de grandes canções do passado.
Há quatro décadas, quando fez um sucesso avassalador (foi classificada na 217ª posição entre as 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone), era percebida como de uma delicadeza quase solene com a possibilidade da traição.
Ah, os tempos eram outros...
Mas três meninas "de agora" fizeram uma releitura singular dessa canção: uma cult (Mindy Smith); outra personalíssima (Alexis Grace), de estúdio; e outra pra lá de carismática (Brooke White). 

Adoro a versão de Brooke, naquele duelo acelerado de cordas em levada country.
Há ainda uma leitura "da pesada" feita pelo grupo The White Stripes.
De arrepiar. Merece ser conferida.
Entre tantas, temos também as versões de Miley Cyrus e Olivia Newton-John.

*


"Jolene" conta a história de uma dona de casa que confronta sem evasivas uma “mulher fatal” que ela acredita estar tentando roubar-lhe o marido. Por isso, implora: "Por favor, Jolene, não tome o meu homem, embora você possa".
A canção se tornou recordista de cartas nos Estados Unidos, depois de ser lançada como single no fim do ano de 1973 (antes do lançamento do álbum de mesmo nome).
No Reino Unido, alcançou a sétima posição nas paradas de sucesso em 1975.
Parton disse que a inspiração para “Jolene” foi uma bancária ruiva que ela acreditava estar flertando com seu marido, que passou a ter um súbito interesse em fazer visitas frequentes ao banco.
Nas suas performances ao vivo, Dolly contava essa história dizendo que ambos, ela e o marido, lutaram contra essa sedução com "unhas e dentes", para manter o casamento.
O nome "Jolene", segundo ela, surgiu de uma linda menina ruiva de olhos verdes que lhe pediu um autógrafo durante um concerto.
Relata a estrela: “Eu perguntei à menina: qual é o seu nome? E ela disse: ‘Jolene’. Eu repeti: ‘Jolene, Jolene, Jolene...’ É bonito, soa como uma canção. Vou escrever uma canção sobre isso”.


Mindy Smith



Alexis Grace



Brooke White


Colabore com qualquer valor para a manutenção deste blog:

*
"Jolene" (u
ma versão)

Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Estou implorando a você, por favor, não tome o meu homem
Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Por favor, não tome apenas porque você pode


Sua beleza é incomparável
Com flamejantes mechas de cabelo castanho avermelhado
Com pele de marfim e os olhos verde-esmeralda

Seu sorriso é como um sopro de Primavera
Sua voz é macia como chuva de verão
E eu não posso competir com você, Jolene


Ele fala de você em seu sono
E não há nada que eu possa fazer para evitar chorar
Quando ele chama o seu nome, Jolene
E posso compreender facilmente
Como você poderia facilmente levar o meu homem
Mas você não sabe o que ele significa para mim, Jolene

Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Estou implorando a você, por favor, não tome o meu homem
Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Por favor, não tome apenas porque você pode
Você poderia escolher entre todos os homens
Mas eu nunca poderia amar novamente
Ele é o único para mim, Jolene
Eu tinha de ter esta conversa com você
Minha felicidade depende de você
E independentemente do que você decidir fazer, Jolene

Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Estou implorando a você, por favor, não tome o meu homem
Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Por favor, não tome, embora você possa
Jolene, Jolene


Jolene

Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
I'm begging of you, please don't take my man
Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Please don't take him just because you can

Your beauty is beyond compare
With flaming locks of auburn hair
With ivory skin and eyes of emerald green
Your smile is like a breath of spring
Your voice is soft like summer rain
And i cannot compete with you, Jolene


He talks about you in his sleep
And there's nothing i can do to keep
From crying when he calls your name, Jolene
And i can easily understand
How you could easily take my man
But you don't know what he means to me, Jolene

Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
I'm begging of you, please don't take my man
Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Please don't take him just because you can
You could have your choice of men
But i could never love again
He's the only one for me, Jolene
I had to have this talk with you
My happiness depends on you
And whatever you decide to do, Jolene

Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
I'm begging of you, please don't take my man
Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
Please don't take him even though you can
Jolene, Jolene



> Clique aqui para ir à loja da Amazon




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog